Iniciativa impactou mais de 60 estudantes do Ensino Médio do Colégio Estadual Gonçalo Muniz em Camaçari
Com o compromisso de preparar jovens para um futuro mais consciente e sustentável, a Elekeiroz apoiou o programa Negócios Sustentáveis, idealizado pela Junior Achievement Bahia (JA Bahia), uma das maiores organizações sociais de educação empreendedora do mundo. A empresa prioriza as comunidades vizinhas às suas operações e levanta, junto ao Grupo OCQ, a bandeira da educação e da sustentabilidade. O projeto impactou diretamente mais de 60 estudantes do Ensino Médio Colégio Estadual Gonçalo Muniz.
Realizado em novembro, o curso teve como objetivo central conscientizar os alunos sobre a importância da sustentabilidade nos negócios e no cotidiano, incentivando o desenvolvimento de competências em empreendedorismo, inovação e responsabilidade socioambiental. Durante o projeto, os estudantes participaram de oficinas práticas, palestras interativas e atividades colaborativas, que simularam desafios reais enfrentados por empresas que adotam práticas sustentáveis.
Transformação em múltiplas dimensões
O programa proporcionou aos jovens uma vivência com teoria e prática em uma metodologia inovadora. Entre os resultados alcançados, destacam-se a criação de projetos de negócios baseados em princípios de sustentabilidade, o desenvolvimento de habilidades como trabalho em equipe, liderança e pensamento crítico e a formação de uma visão mais ampla sobre os impactos positivos de práticas sustentáveis na sociedade e no meio ambiente.
Alex Trindade, Químico na Elekeiroz, comenta o interesse e a participação dos estudantes. “Participar como palestrante voluntário no programa foi uma experiência enriquecedora e inspiradora. Durante o evento, perceber o interesse e a participação ativa do público reforçou em mim a importância de disseminar práticas que promovam o equilíbrio entre crescimento econômico e responsabilidade socioambiental”, reflete.
Alex acredita que pequenas ações podem inspirar grandes mudanças, por isso comemora ao ver que suas palavras serviram de incentivo para outras pessoas refletirem sobre a adoção de práticas mais conscientes e inovadoras em seus próprios projetos.
Para a JA Bahia, o sucesso do projeto é reflexo da força das parcerias. “Impactar a vida de tantos jovens só foi possível graças ao apoio da Elekeiroz e ao entusiasmo dos estudantes e educadores. Estamos moldando agentes de transformação que levarão adiante a mensagem de que negócios podem e devem ser sustentáveis”, destaca Vinícius Santos, Coordenador de Projetos da JA Bahia.
Com a conclusão deste ciclo do “Negócios Sustentáveis”, a expectativa é de que o projeto inspire novas iniciativas em outras escolas e comunidades, reforçando o papel da educação como catalisador de mudanças sociais.