No dia 9/7, recebemos na unidade Camaçari um grupo dos alunos do Senai para vivenciar na prática a rotina de um técnico de Manutenção. O programa, chamado Empresário Sombra, é uma iniciativa do Cofic e a Elekeiroz aderiu, pois acreditamos que compartilhar conhecimento ajuda a construir o futuro.
Edielliton Oliveira, supervisor de Manutenção Elétrica, um dos anfitriões do grupo, contou como foi: “Iniciamos com uma rota para conhecer a Manutenção e apresentamos o planejamento diário demostrando o fluxo da rotina no laboratório de elétrica/instrumentação. Os alunos participaram junto com o time de um treinamento prático de automação, acompanhando a configuração e realizando testes com o relé eletrônico de proteção de motores.
Depois apresentamos a sala de monitoramento online dos dados colhidos por sensores instalados em campo. Os dados vão para a equipe de Confiabilidade para serem tratados e usados na melhoria contínua de processos. Na sala da Confiabilidade, os alunos conheceram o painel estatístico da Manutenção. Após almoço, visitamos a fábrica para os alunos acompanharem a aplicação dos dispositivos e métodos na prática.
O programa Empresário Sombra deixou um sentimento de satisfação. Foi muito bom ver a curiosidade dos alunos em fazer perguntas, além da dedicação da equipe Elekeiroz. É bom saber que trabalho com pessoas comprometidas em difundir conhecimento”.
Edilson Carvalho (Manutenção/ Instrumentação), também anfitrião dos alunos, complementa: “Trazer os alunos para vivenciar um ambiente onde eles só imaginavam em sala de aula é algo fantástico. Nós enquanto profissionais, já inseridos neste ambiente há anos nos sentimos muitos motivados neste desafio e temos um papel fundamental em mostrar tudo aquilo que, antes era apenas imaginado na mente desses estudantes. Mostramos nossa rotina diária na Manutenção, como as coisas acontece dentro do setor, o papel de cada colaborador, nossos indicadores.
O retorno é gratificante porque percebemos nos olhares, nos gestos, nos questionamentos, o interesse de cada aluno em vivenciar essa experiência que acima de tudo complementa seu curso”.
Agora, veja o que falaram os visitantes:
“Excelente programa, os alunos ficaram super encantados e felizes com essa oportunidade. Que esse programa continue acontecendo e permitindo essa vivência dos nossos alunos. O ensino se torna mais eficaz e assertivo quando eles podem experimentar na prática. Parabéns a todos os envolvidos nesse projeto. Muito obrigada!”
Elaine Andra de Jesus (professora)
“Gostei do treinamento! Permitiu-me aprender muito sobre a minha área de conhecimento, metodologias e equipamentos que ainda não conheci. Com certeza contribuíram para a minha carreira e futuro.”
Felipe das Neves Cruz (estudante de Técnico em Eletromecânica)
“O itinerário foi excelente! Começamos com o DDS e conhecemos primeiro a Manutenção, que lida com a aplicação dos dados do chão de fábrica. Depois, conhecemos a Produção e a área de controle e percebemos o conceito de interconectividade de equipamentos, através do protocolo de rede. Sobretudo, percebemos a segurança sendo aplicada em tudo, nos intertravamentos e na cultura.”
Raquel Souza dos Santos Correia (estudante de Técnico em Automação)
“Devemos realizar o programa mais vezes, pois auxilia muito no desenvolvimento do aluno. Foi uma visita técnica em que fomos bem recebidos.”
Vitor Costa (estudante de Técnico em Eletromecânica)