No Dia Mundial da Reciclagem, 17 de maio, a Elekeiroz, maior produtora brasileira de especialidades químicas intermediárias de uso industrial no segmento em que atua, destaca as ações da companhia dentro deste tema. A companhia segue o posicionamento de que reaproveitar é sinônimo de benefícios para o meio ambiente e para os negócios. Tanto é que um de seus produtos, a chamada resina PET ou resina tereftálica (tipo de resina poliéster), utiliza material PET (aquele das garrafas plásticas) triturado em sua produção. Deste modo dá nova utilidade a mais de 1 milhão de garrafas plásticas por mês que seriam descartadas.
Também implantou recentemente a comercialização do policondensado de resina, resíduo gerado na análise das resinas nos reatores. Para seu descarte, adotava altos padrões técnicos ambientais, o que gerava custo e apenas minimizava os impactos. Com o estudo para a comercialização, o produto passa a ser destinado a novo uso industrial em outro segmento, o que gera mais sustentabilidade na cadeia produtiva, além de gerar receita para a Elekeiroz.
Outra prática da empresa é a adoção da coleta seletiva em suas plantas industriais em parceria com ong local, a fim de gerar renda para a comunidade e incentivar a reciclagem. A Elekeiroz atingiu a meta de resíduo zero na nossa planta de Várzea Paulista e está caminhando para este objetivo na planta de Camaçari.